terça-feira, 2 de junho de 2009

Theatro Circo

Com quase 100 anos de existência o Theatro Circo é uma referência no meio artístico por ter uma das mais carismáticas salas de espectáculos do país e também por ter uma programação que obedece a critérios de qualidade e ecletismo
Muita história, muitos espectáculos e grandes acontecimentos passaram pelo Theatro Circo, inaugurado em 1915.
Mas em 1999, o Theatro Circo foi submetido a profundas obras de restauro e requalificação, iniciadas através de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Braga e o Ministério da Cultura, co-financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A requalificação começou pelo restauro de todo o edifício, preservando a sua arquitectura, depois o objectivo era a reconversão do Theatro Circo num grande complexo cultural, capacitado com a mais actual e completa tecnologia cénica e sonora, capaz de responder às necessidades da arte contemporânea.
Para além da sala principal, com lotação de 899 lugares, o Theatro Circo foi complementado com duas novas salas: um pequeno auditório com 236 lugares e uma sala de ensaios. Foi ainda aumentada a sua capacidade nas zonas de apoio com novos camarins e armazéns. A requalificação incluiu ainda a reposição da traça original do Salão Nobre.
A 27 de Outubro de 2006 foi reaberto o Theatro Circo, num momento de celebração marcado pela actuação da Orquestra Sinfónica Nacional Checa, que segundo a casa “devolveu à cidade uma sala de imponência invulgar e de beleza arquitectónica difícil de suplantar por qualquer outra sala, portuguesa ou europeia”.


Fotos: Theatro Circo

Para mais informações: http://www.theatrocirco.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário