terça-feira, 2 de junho de 2009

Saia curta e (muitas) consequências

Saia Curta e Consequências é uma comédia romântica, onde Cláudia Vieira e Luís Gaspar são os protagonistas. A partir de um texto de Hervé Devolder e com encenação de Paulo Matos, esta peça de teatro conta a história de uma mulher revoltada com os homens, que decide ajustar contas com o primeiro que lhe aparecer.
"Gosta do meu rabo? Não pára de olhar para ele é porque gosta!", diz a um homem sentado num banco de jardim a ler o seu jornal. Zangada com os homens que não param de lhe mirar as curvas e de lançar piropos despropositados e decidida a combater essa frustração com o primeiro homem que lhe aparecer, a personagem feminina acaba por entrar num jogo confuso de palavras. Ameaças, declarações e até confissões inesperadas. Ela veste uma saia curta e as consequências disso não tardam a fazer-se sentir!
“Você vem de saia curta… porque está calor. E de botas altas… porque está frio”, responde-lhe o homem em tom de gozo. Cansado de ouvir as frustrações daquela desconhecida e depois da primeira posição de derrotado, o homem mostra-se capaz de contestar e de responder à letra àquela mulher.
Os amores e desamores são esgrimidos num diálogo composto por ameaças e troca de acusações que depressa dão lugar às declarações.
A mulher que se apresentava como a grande acusadora rapidamente comove o público, revelando as suas fraquezas. Facilmente, perdemos a noção de quem é o culpado e de quê.
Segundo Paulo Matos, no desdobrável da peça, "as personagens revelam-se múltiplas. Ela passa de atacante a personagem inspiradora da maior das compaixões nas contradições que revela. Ele de personagem atacado logo nos faz ver a sua natureza complexa de homem frágil na tentativa de redefinir e renovar os modos de amar."
Uma história atribulada e por vezes confusa mas sempre com a dose certa de humor. Os diálogos sensuais e provocantes entre as duas personagens mexem com a plateia e evidenciam o bom desempenho dos actores.
Depois de uma hora e quinze minutos de espectáculo, percebemos que no meio de tantas peripécias há sempre uma mensagem que fica: a procura pela paixão absoluta, que todos um dia sonhámos ter.
Saia Curta e Consequências teve em cena no C.A.E. São Mamede, nos dias 23 e 24 de Maio.



Fotos: Décima Colina

Sem comentários:

Enviar um comentário